sexta-feira, 21 de março de 2008

As partes formam o todo ou o todo é formado por partes?



5 comentários:

Pedro Nascimento disse...

as partes são pequenos todos, que juntos formam um todo com mais sentido...

Anónimo disse...

O todo é formado por partes
pelo menos é isso que eu acredito
já que o todo está incompleto até que chegue o fim!
hehehhe
manda noticias de como vc tah!
bjunda

Anónimo disse...

Como "partes nem sempre formam um todo" e, "um todo pode não conter partes", o X da questão é:
"O todo contém as partes".
Um abraço do tio.
Salésio

Anónimo disse...

as partes contém o todo, mas o todo é muito mais que as partes e sem elas não existiria. Pai, bjos.

Guilherme Rocha disse...

Agradeço a todos os comentários, principalmente os da família, Pai e Tio Salésio.

Joguei esse assunto no blogue, mais por causa da proposta da foto.

Uma só foto, a foto do meu olho por exemplo, pode ser uma parte do todo, e pode também já estar implícito, principalmente pra minha família, a idéia do eu (o todo). Ou ela própria pode ser o todo por si mesma, formado pelos cílios (pestanas, em Portugal), pálpebras, pupila, etc..

Concordo com a idéia que o todo é muito mais que as partes porque eu sinto que sou mais do que os elementos que me formam.

Para os estudiosos de plantão, que filósofo pensava nessa perpespectiva?

Abraço a todos!